sexta-feira, 11 de março de 2011

Copa de 2014 Pode Ter Feriados Exclusivos

Lei Geral da Copa também prevê que o Brasil assegure visto de graça para turistas e jornalistas estrangeiros

A Copa do Mundo do Brasil, entre junho e julho de 2014, poderá ter feriados exclusivos no país. Segundo informações da Folha de S.Paulo, a atual versão da Lei Geral da Copa elaborada pelo governo permite que União, Estados e municípios que vão sediar jogos do Mundial decretem feriados. 

A ideia é que o artifício seja utilizado apenas em jogos da Seleção Brasileira e em partidas importantes, como nas semifinais, por exemplo. A decisão da Copa sempre é no domingo. 

A Lei Geral da Copa será enviada para apreciação do Congresso Nacional ainda no primeiro semestre deste ano. 

Visto de graça 

Outro ponto da lei é em relação à concessão de vistos. O texto prevê que o Brasil terá de assegurar visto de graça e em caráter prioritário para o turista estrangeiro que comprovar que já comprou ingressos para os jogos da Copa. A emissão será válida até 31 de dezembro de 2014. 

Os profissionais da imprensa que forem cobrir a Copa, funcionários da Fifa e seus convidados vão ganhar visto de trabalho gratuito. 

A União terá de indenizar a Fifa se houver algum dano ao Mundial decorrente de greve, terrorismo e distúrbios trabalhistas. Os valores da indenização não estão especificados no projeto. 

Uma das questões que atrasaram o envio do projeto para o Congresso é o uso das imagens das partidas pelas emissoras. O governo federal ainda tenta convencer a Fifa a permitir que as TVs que não compraram os direitos de transmissão da Copa possam mostrar até 3% do tempo total dos jogos em programas jornalísticos. A entidade é contrária à ideia. O assunto deve ser resolvido nas próximas semanas.

Nenhum comentário: