quinta-feira, 17 de junho de 2010

Projeto Copa do Mundo - Brasília (Estádio Mané Garrincha)

Brasília
Estádio Mané Garrincha projeto de reforma para o estádio
Capacidade: 76.232 pessoas

População: 2,4 milhões de habitantes
PIB: R$ 89,6 bilhões
PIB per capita: R$ 37,6 mil
Aeroporto: Aeroporto Internacional de Brasília - Presidente Juscelino Kubitschek
Rede hoteleira: 27 mil leitos
Estabelecimentos de saúde: 1,7 mil
Transporte público: 6,6 mil ônibus
Metrô: sim
Passagem aérea*: R$ 99 Gol e R$ 269,50 TAM



*Preços válidos para o mês de junho de 2009, partindo de São Paulo (Aeroporto de Cumbica)

Fontes: IBGE e comitê da cidade candidata.

Brasília foi fundada em 1960 pelo presidente Juscelino Kubitschek e desde então é sede dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário do país. Construída com base no projeto do urbanista Lúcio Costa, que venceu um concurso nacional, e pontuada por construções assinadas por Oscar Niemeyer, a cidade possui alguns dos maiores “cartões-postais” do país.
A capital do Distrito Federal está num platô de onde nascem as águas que formam todas as grandes bacias hidrográficas brasileiras, exceto a Amazônica. A região conta com várias cachoeiras, córregos, rios, lagos e lagoas. Em sua volta há cidades históricas, refúgios naturais, reservas, monumentos naturais e principalmente as formações do Cerrado, tipo de vegetação que recobre todo o Centro-Oeste brasileiro.


O estádio Mané Garrincha

O estádio escolhido por Brasília para receber os jogos da Copa é o Mané Garrincha, construído em 1974. O espaço conta com um complexo esportivo com vestiários, sala de fisioterapia, alojamento, restaurante e academias. Hoje pode acolher 45 mil pessoas, mas uma reforma já programada vai aumentar sua capacidade para 70 mil lugares. Além de alterações no gramado e nas arquibancadas, o estádio ganhará uma cobertura e um setor para lojas e empreendimentos comerciais. Para o acesso serão construídas doze rampas. A previsão é de que os trabalhos sejam iniciados ainda em 2009. Infraestrutura para o turismo Brasília tem dois setores de hotéis e flats, que ao todo somam 50 estabelecimentos, com um total de 28 mil leitos. A acomodação mais afastada do estádio Mané Garrincha, fica a apenas 2 km, distância que pode ser percorrida a pé. Existem novos projetos em execução para a rede hoteleira da cidade, e a previsão é de que a oferta irá aumentar em, no mínimo, 20% até 2014.

Mobilidade urbana: de bikes a VLTs

Como cidade planejada, Brasília conta com vias amplas e acessíveis. O ônibus é hoje o principal meio de transporte público da cidade, e funciona de modo apenas razoável. Muitas linhas passam pelo estádio Mané Garrincha, e um projeto de integração está em desenvolvimento. Para ligar a cidade ao interior, está sendo construída uma nova rodoviária, que deve ficar pronta até o início de 2010. A rodoviária será integrada ao novo veículo leve sobre trilhos (VLT), que a médio prazo deve substituir os ônibus na área urbana. A forma de transporte terá três eixos principais para a operação de trens urbanos, com linhas expressas e estações integradas ao metrô.
O governo do Distrito Federal planeja também incentivar o transporte por bicicleta, e criou o maior programa cicloviário do país, o Pedala-DF. A previsão é de que sejam construídos 600 km de ciclovias até 2010. O aeroporto de Brasília O Juscelino Kubitschek é hoje o terceiro em movimentação de aeronaves e o quarto em movimentação de passageiros do Brasil. Por sua localização estratégica, é considerado “hub” da aviação civil, ou seja, ponto de conexão para destinos em todo o País. Com isso, a movimentação de pousos e decolagens é bastante intensa, em torno de 555 mil por ano.

Infraestrutura aeroportuária

O aeroporto foi fundado em 1957, e já passou por reformas e ampliações. Uma nova expansão deve ampliar o terminal de passageiros e o acesso viário doaeroporto. No atual terminal, haverá melhorias em aproximadamente 8 mil m2, incluindo saguão, salas de embarque e desembarque, check-in, controles de entrada de passageiros, meio-fio de desembarque e área de bagagens. Com a ampliação do terminal, serão acrescidos cerca de 80 mil m2, o que permitirá atender a um movimento de 25 milhões de passageiros por ano. A obra vai custar cerca de R$ 140 milhões, dinheiro que virá do PAC. O plano prevê a implantação de um novo estacionamento em frente ao aeroporto. Hoje a área comporta 1.300 veículos e passaria a ter capacidade para cerca de 5 mil.


Os desafios da capital federal
O primeiro desafio de Brasília é encontrar a viabilidade de manutenção do novo Mané Garrincha no pós-Copa. A capital não tem potencial esportivo suficiente para manter o novo espaço apenas com a renda gerada por partidas de futebol. A alternativa mais viável é adaptar o empreendimento para receber também shows e outros eventos de entretenimento de grande porte, que já fazem parte do dia-a-dia de Brasília. Portanto, a nova arena deve ser flexível para receber vários tipos de eventos. Um desafio adicional é preparar a cidade para sediar grandes congressos internacionais, com mais de 5 mil participantes, o que exigirá novos espaços de eventos, dotados de toda a infraestrutura de comunicação e dados necessária para esse tipo de atividade. A cidade já dispõe de um parque hoteleiro dinâmico que poderá beneficiar-se desse turismo pós-Copa.


Evento do Sinaenco em Brasília

Autoridades e especialistas também se reuniram na capital do país para discutir o plano de Brasília para receber o Mundial. O seminário “Desafios de Brasília para a Copa de 2014” aconteceu em 2 de abril de 2009, no Brasília Alvorada Park Hotel. 

2 comentários:

Unknown disse...

Parabéns para a empresa que tentou implodir o estadio velho kkkkkk! foi lindo de ver...

Unknown disse...

Parabéns para a empresa que tentou implodir o estadio velho....rs