quinta-feira, 17 de junho de 2010

Projeto Copa do Mundo - Curitiba (Arena da Baixada)


Curitiba

Arena da Baixada projeto de reforma para o estádio
Capacidade: 41.375 pessoas

População: 1,7 milhões de habitantes
PIB: R$ 32,1 bilhões
PIB per capita: R$ 17,9 mil
Aeroportos: Aeroporto Internacional Afonso Pena e Aeroporto de Bacacheri
Rede hoteleira: 19,7 mil leitos
Estabelecimentos de saúde: 811
Transporte público: 5,3 mil ônibus
Metrô: não
Passagem aérea*: R$ 89 Gol e R$ 249,50 TAM

*Preços válidos para o mês de junho de 2009, partindo de São Paulo (Aeroporto de Cumbica)

Fontes: IBGE e comitê da cidade candidata.

Curitiba é hoje considerada a capital com melhor qualidade de vida do país, e é recomendada como cidade-modelo pela Unesco para a reconstrução de cidades que sofreram intervenção militar. A cidade destaca-se principalmente por seu sistema de transporte público. Projeta-se ainda nas áreas de educação, saúde e preservação do meio ambiente. De acordo com estimativas recentes, a capital paranaense tem 51,5m2 de área verde por habitante, quase o triplo da área mínima recomendada pela ONU e um dos índices mais altos do país. Seu polo industrial diversificado lhe dá o posto de quarta maior economia do Brasil.

O estádio de Curitiba

Curitiba conta com o Estádio Joaquim Américo Guimarães, do Clube Atlético Paranaense, que tem características multiuso. Apelidado de Arena da Baixada, o espaço foi construído em 1924 e reinaugurado em 1997.
A arena é equipada com vestiários, camarotes, camarins para shows e sistema de segurança, com mais de 200 câmeras. O estádio está passando por reformas, e a previsão é de que até julho de 2009 seu anel inferior receba cinco mil novos assentos, elevando o número de lugares para 31 mil. Em 2012 espera-se que a capacidade seja elevada para 41 mil pessoas.
Mesmo que o estádio não possa receber as partidas inaugural ou final da Copa, as reformas prometem prepará-lo para sediar outros jogos.
As melhorias devem ser feitas nas áreas VIP, salas de imprensa e estacionamentos. Segundo o projeto de Curitiba para a Copa de 2014, todas as reformas e ampliações serão realizadas com investimentos privados e terão sustentação econômica em função dos jogos dos campeonatos estaduais e nacionais.

Visibilidade para o turismo

A principal vantagem para Curitiba ao receber a Copa 2014 seria conquistar definitivamente um lugar no rol das metrópoles cosmopolitas do mundo.
A cidade destaca-se no mercado de turismo de negócios, e é a terceira cidade brasileira mais visitada por estrangeiros que vêm ao Brasil a negócios, de acordo com o Plano Aquarela Embratur 2007. Mas apesar de não se destacar como destino turístico de passeio, Curitiba conta com atrativos, como a Rua 24 Horas, a Ópera de Arame, o Museu Oscar Niemeyer, o anfiteatro da Pedreira Paulo Leminsky, além de uma cena cultural expressiva e um bairro (Santa Felicidade), inteiramente dedicado à gastronomia.
A intenção é aumentar o número de visitantes à cidade – que hoje chegam a 2.240.659 por ano – e seu tempo de permanência, atraindo turistas a outros pontos de interesse do Paraná, como Foz do Iguaçu, um dos cartões postais brasileiros mais reconhecidos pelos turistas, ou a ferrovia Curitiba-Paranaguá, que cruza a Serra do Mar e passa por localidades como Morretes e Antonina.

Infraestrutura hoteleira

Curitiba possui 160 hotéis e 13 mil quartos atualmente, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH). A previsão da entidade é que até 2014 esses números cresçam para 184 hotéis e 14.950 quartos. Além disso, as regras de hospedagem da Fifa permitem a inclusão de hotéis que se localizem em um raio de até 120 km da sede principal. No caso de Curitiba, essa área inclui desde o litoral paranaense até Ponta Grossa.

Mobilidade e acessibilidade

Curitiba planeja muitas melhorias para seu sistema viário, que já é considerado modelo. A cidade programa investimentos na ordem de R$ 400 milhões para o Núcleo Urbano Central de sua região metropolitana. Está prevista, ainda, a construção de 53,6 km de vias para um corredor metropolitano de ônibus.
A cidade também está trabalhando para melhorar a conectividade com outras cidades do interior e capitais de estados vizinhos. Já estão em andamento obras na rodovia Regis Bittencourt, que liga Curitiba a São Paulo; na BR 101, na ligação com Florianópolis; e na BR 116, a caminho do Rio Grande do Sul; e existem planos para investir nas rotas para Londrina, Ponta Grossa, Foz do Iguaçu e Litoral. A prefeitura municipal planeja ainda a implantação de um metrô elevado, que em sua primeira fase ocuparia 13 km da BR-116 e atenderia a 183 mil pessoas/dia.
O transporte público de Curitiba serviu de inspiração para o TransMilênio, sistema de transporte de Bogotá, na Colômbia. Veículos biarticulados expressos (os chamados ligeirinhos) conectam terminais integrados em diferentes regiões do município por trajetos desprovidos de paradas intermediárias, e vias exclusivas que facilitam a circulação dos veículos. A cidade também é dotada de ciclovias que interligam os parques e logradouros da cidade. Os visitantes contam também com a Linha Turismo, que circula nos principais pontos de interesse da capital.

Infraestrutura aeroportuária

Curitiba conta com o Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, com terminal de passageiros dividido em três pisos com capacidade de atender a quatro milhões de passageiros por ano, o que o torna o oitavo maior aeroporto brasileiro. O aeroporto passará por uma reforma que visa a aumentar a capacidade de atendimento para seis milhões de passageiros por ano até 2014. A primeira fase da obra contempla a ampliação do pátio de aeronaves e terminal de passageiros.

Evento do Sinaenco em Curitiba

Cerca de 180 pessoas compareceram ao seminário “Desafios do Paraná para sediar a Copa de 2014”, promovido pelo Sinaenco/PR no dia 5 de fevereiro de 2009, no auditório do Sinduscon/PR.

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